BENEFÍCIOS DA YMA COMPROVADOS CIENTIFICAMENTE


Na busca de um profundo relaxamento e em desenvolver uma maior flexibilidade, a Massagem YMA se converte numa excelente e efifaz ferramenta, combinando manobras de alongamento à aplicação de massagem.

Flexibilidade é fluência, é movimento, é vida.

Algumas pessoas possuem uma grande resistência ao trabalho de alongamento, como se esse fosse um procedimento secundário e aborrecido, complementar a uma outra atividade principal.

Sentem muito desconforto e tensão muscular durante os exercícios de alongamento.

O relaxamento muscular provocado pela massagem vem justamente quebrar essa reatividade ao trabalho do alongamento.

O trabalho deslizante realizado com as mãos e os pés do terapeuta sobre a superfície da pele do cliente, utilizando óleos e pós vegetais, contribui para os seguintes benefícios:

* eleva a temperatura do tecido muscular;
* aumenta a elasticidade do sistema miofascial;
* aumenta o fluxo sanguíneo;
* aumenta a circulação linfática
* aumenta e perfusão dos nutrientes e, simultaneamente, elimina os detritos dos tecidos;
* dissolve áreas contraídas e nódulos

A resistência das fibras musculares ao alongamento é dada parcialmente pelo reflexo de alongamento, mas isso pode ser amenizado significativamente com o relaxamento da fibras por meio de massagem associada às técnicas de respiração profunda pela boca.

A inspiração e expiração pela boca, ajuda na circulação maior de ar pelo organismo, bem como facilita numa maior entrega do auto controle pelo cliente, e seu consequente relaxamento.

Com a prática da massagem prévia às manobras de alongamento, se percebe menos tensão muscular, aumentando consideravelmente a tolerância ao alongamento.

A massagem realizada antes do alongamento tem como finalidades:

* desconectar as pontes cruzadas e liberar as forças elásticas das miofibrilas;

* amenizar e/ou eliminar a dor relacionada com a tensão muscular crônica;

* ajudar a aliviar a contratura muscular e/ou o espasmo que tende à dor;

* diminuir os riscos de lesões e contribuir para eliminar encurtamentos musculotendíneos e nódulos;

* após a massagem, as manobras de alongamento apresentam menor resistência do tecido muscular e conjutivo, e menor desconforto muscular.


A prática constante da Massagem YMA, entre outros benefícios, proporciona uma redução considerável do tônus muscular através do toque e do relaxamento, uma maior renovação do oxigênio e o aumento da flexibilidade.

A Massagem YMA altera o estado elétrico das ondas cerebrais. A grande maioria dos clientes apresenta no final de uma sessão manifestações de um estado de consciência suave associado a um profundo relaxamento. Ou seja, o cliente está perceptivo a tudo que está ocorrendo fora dele e no seu interior, mas profundamente relaxado. Este estado indica uma alteração na atividade das ondas cerebrais, passando de Beta (13 a 30Hz) para Alfa (8 a 12Hz).

As ondas Beta associam-se ao pensamento em alta intensidade, tensão, foco exagerado, extremo estresse.

Já as ondas Alfa se assemelham a certos estados meditativos de atenção passiva e criatividade, e proporcionam um profundo relaxamento.

Outros clientes atingem um sono tão profundo ao término de uma sessão de Massagem YMA que se torna difícil acordá-los. É provável que muitos cheguem à estados de ondas Delta (0,5 a 4Hz), associadas ao sono profundo e revigorante.

Uma pesquisa de Field et al. entre indivíduos que receberam duas sessões de massagens por semana demonstrou que houve um aumento na atividade das ondas Delta e uma diminuição nas ondas Beta, fato determinado por eletroencefalograma.


Baseado no Livro Exercícios de Alongamento, Abdallah Achour Junior